HOME STAGING: Significado, Aspetos Importantes e Dicas





Ontem foi dia de mais uma reunião na nossa agência e pudemos contar com o testemunho da nossa consultora Ana Moreira.
A Ana está na RE/MAX desde 2008, adora decoração e tem um cuidado especial com a apresentação das suas angariações quando as coloca no mercado.
Aqui fica um pequeno resumo do que a Ana partilhou connosco e que agora partilho convosco. Afinal, um dos grandes lemas da nossa rede é a partilha!
Apesar de ainda ser pouco conhecido em Portugal, o Home Staging é um serviço que começa a ganhar notoriedade na mediação imobiliária.
De origem americana, nasceu nos EUA durante a crise imobiliária dos anos 70.

O que é?
É a técnica de preparar um imóvel (apartamento ou moradia) para o momento de vender ou arrendar.
O objetivo do Home Staging é tornar o imóvel mais atrativo e assim aumentar as possibilidades de encontrar potenciais clientes compradores.
Significa literalmente “encenação da casa”. Na prática, é trabalhar a casa para que se torne mais atrativa, acolhedora, sedutora, apresentável e comercializável. É potenciar os seus atributos, de forma a maximizar o seu valor de mercado e rentabilidade.
No fundo, é uma ferramenta de marketing imobiliário, que utiliza técnicas de decoração para ajudar quem vende, agradando a quem compra.

Sabiam que os compradores levam apenas 30 a 90 segundos para GOSTAR, ou NÃO, de uma casa?

5 ASPECTOS IMPORTANTES PARA APLICAR NO HOME STAGING:
1. Organização;
2. Despersonalização da casa;
3. Iluminação;
4. Mesa posta;
5. Cheiro.

ORGANIZAÇÃO:
Já se imaginaram a viver numa casa com as coisas de outra pessoa? Difícil, não é?
A ideia é criar um espaço neutro que se adeque ao maior número de pessoas, uma decoração neutra mas, não vale entulhar no armário do quarto 😉
Se os proprietários têm filhos pequenos, nada de brinquedos espalhados pelo chão quando o fotógrafo for fazer a fotorreportagem do imóvel. E muito menos no dia de visita. A ideia é o quarto ficar o mais amplo possível.
Fiquem atentos aos armários, pois o comprador pode querer dar uma vista de olhos para ver o espaço, e não vai ser nada simpático ver uma montanha de coisas a cair para o chão. O ideal é passar as coisas para a arrecadação.

DESPERSONALIZAR A CASA:
Despersonalizar consiste em retirar fotos e objetos de uso pessoal do alcance dos olhos dos compradores, que conseguem visualizar melhor a casa, sem obstáculos como molduras com fotos, quadros espalhados pela sala e objetos pessoais.
Objetos pessoais, por incrível que pareça, desviam a atenção do comprador em relação ao imóvel. E além do mais, retirar as fotos da família protege a privacidade de todos os residentes.
É importante deixar a casa o mais impessoal possível.

ILUMINAÇÃO:
É um fator muito importante. Se a casa tiver cortinas, é necessário abri-las, para que a iluminação natural entre.
Além da iluminação natural não podemos esquecer a iluminação artificial, que dá um clima acolhedor.
Lâmpadas brancas, conhecidas como frias, são duras ao olhar e transmitem zero sensação de conforto. Já as lâmpadas de cor amarela, quentes, dão um ar acolhedor em ambientes, fator importante para imóveis que estão à venda.
Durante as visitas as luzes devem estar sempre acesas, mesmo durante o dia.
A iluminação é um dos fatores mais importantes para deixar o ambiente mais convidativo.

MESA POSTA:
Afinal, é na sala que se recebem as pessoas, e a expressão “a primeira impressão é que fica” é verdadeira quando se trata de um imóvel à venda.
O objetivo é criar um ambiente de requinte em redor da mesa de jantar e transportar os clientes compradores para aquele ambiente. Irão sentir uma sensação de lar e bem acolhidos.

CHEIRO:
A Ana também partilhou connosco que aprendeu numa das formações que fez que, sempre que existem animais de estimação no imóvel, não se devem acender incensos, mas sim colocar ao lume um tacho com água a ferver, com 1 pau de canela e uma casca de limão, funciona muito bem como ambientador e neutralizador de odores.
Bem como, se pode colocar no forno, 15 minutos antes da visita, um bolo a fazer. Pois deixa um cheirinho bom por toda a casa. A ideia é quando o comprador pensar neste imóvel, ter a lembrança de um lar e de ter sido bem acolhido.

A Ana nunca esquece a fotorreportagem profissional, claro. E disso já falámos aqui.

Aqui estão 3 exemplos de ANTES e DEPOIS de Home Staging feito por ela:


































































A diferença é incrível 😍
E aqui ficam as dicas que a nossa colega nos deixou:
Luzes sempre acesas durante a visita, mesmo sendo dia, e de preferência luzes amarelas;
Onde existem almofadas, deve existir sempre uma manta (quer no sofá, quer nas camas);
Utilizar colchas de cama de cor branca, com diversas almofadas de tons neutros, criando um ambiente zen e de harmonia;
Nas casas de banho, tentar criar um ambiente semelhante a um SPA( toalhas brancas e em pares, uma vela acesa, uma planta e retirar todos os produtos de higiene das bancadas e banheira, bem como tapetes do chão, caixote do lixo, piaçá, cabides atrás das portas, manter vidros das divisórias e das banheiras limpos, retirar os rolos de papel higiénico da vista e colocar os tampos das sanitas para baixo.);
Na cozinha, desimpedir a bancada, deixando apenas um livro de culinária aberto numa receita e uma planta;
Junto ao fogão colocar uma garrafa de vinho fechada com um copo de vinho, colocar um tacho em cima do fogão e colocar uma taça com limões (pois a cor amarela potencia as vendas);
Se existir uma mesa, podem também simular um pequeno almoço, retirar tapetes do chão e ímans do frigorífico (criar um ambiente mais limpo possível);
No quarto das crianças, arrumar ao máximo os brinquedos de forma a que os compradores possam circular no espaço à vontade. Não esquecer que, se existirem almofadas devemos colocar uma manta;
Tirar as fotos e o máximo de “tralha” possível para dar o máximo de amplitude ao quarto;
No escritório, uma secretária limpa de papeis, uma planta, um tapete e um candeeiro de pé;
Na varanda, sempre que possível, colocar uma mesa, pequena que seja, e servir um sumo, e colocar um livro, criando assim um ambiente de lazer, com 1 ou 2 plantas;
No quarto de casal, retirar, caso existam, livros religiosos( para não ferir suscetibilidades) e fotos pessoais do casal, retirar sempre os cabides que possam existir atrás das portas para que as mesmas possam abrir na totalidade.

Surpreendam os vossos clientes e utilizem também este argumento para angariar.
A Ana usa e os clientes adoram o resultado! 💙

Sabiam que?
O HOME STAGING valoriza de 7 a 10% a venda dos imóveis e esta é 3 vezes mais rápida, se estiver bem decorado?
O retorno de investimento de HOME STAGING é em média de 586%?
Apenas 10% dos compradores têm a capacidade de visualizar o potencial de um imóvel?
Gostaram? Nós adorámos! 💙
Beijinhos



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