Telefonema, SMS, WhatsApp ou E-mail?



Todos e mais alguns! Não há nada pior que um cliente, um colega, ou o nosso Broker, não conseguir chegar à fala connosco.
E, por outro lado, devemos informar o nosso cliente de todos passos que damos, em qualquer processo que tenha a nossa intervenção: venda da casa, compra de casa, visitas, etc.
O acompanhamento é essencial e um elemento diferenciador!
Estas são as minhas sugestões:
- Se não podem atender (o que nesta profissão é perfeitamente normal - podemos estar em visitas, numa reunião, contrato ou escritura, por exemplo) devolvam sempre as chamadas. Do outro lado pode estar um potencial cliente ou um colega que nos trará um comprador.
- Personalizem um SMS para enviar quando não podem atender - "Estou em reunião, devolvo a chamada assim que possível. Obrigado." ou, para quem tem uma postura mais descontraída - "Estou a fechar mais um negócio! Já lhe ligo! Obrigado." 😊
- Muitas vezes os clientes também não nos podem atender, há muitos empregos em  que não têm acesso constante a um telemóvel ou que não permitem que falem ao telefone. Nestes casos, e cada vez mais utilizado hoje em dia, temos o WhatsApp. Quase toda a gente já tem esta aplicação instalada no seu aparelho e é uma forma discreta, rápida e instantânea de comunicarmos e podemos ainda incluir vários participantes, no caso de, do outro lado estar: um casal, uma família ou uma equipa. Nestas situações podemos também optar pelo SMS.
- No caso de ser necessário o envio de documentos, relatórios mensais, ou uma proposta, a melhor forma será o e-mail. Sendo que no caso das propostas, se possível, a melhor maneira de o fazer, na minha opinião, é pessoalmente. Além de ser mais profissional, temos a oportunidade de argumentar e concluir o negócio mais eficazmente.
Estas são as situações em que penso que devemos utilizar as nossas ferramentas de comunicação:
- Se tivermos a chave do imóvel que estamos a promover e "livre-trânsito" para fazer visitas, devemos sempre informar o nosso cliente proprietário, antes das mesmas e no final. Por SMS ou WhatsApp, por exemplo e com as seguintes mensagens: "Caro nome do(a) cliente, vou mostrar o seu imóvel hoje entre as 15h e as 16h. Cumprimentos, nosso nome - nome da nossa agência." e " Caro nome do(a) cliente, terminei as visitas. Pequeno feedback. Cumprimentos, nosso nome - nome da nossa agência."
- Quinzenalmente, ou mensalmente, enviar um relatório das atividades desenvolvidas na promoção do imóvel, número de visitas, e relatórios das mesmas, via e-mail.
- Se quisermos marcar visitas com colegas tão ocupados como nós.
O mais importante, no final, é que cada cliente, colega ou qualquer outra pessoa que nos contacte, não fique sem resposta.
Não há nada mais desagradável que não conseguirmos falar com alguém quando precisamos e principalmente quando, por vezes, a nossa resposta a terceiros depende disso.
Uma das questões diferenciadoras no nosso mercado, hoje em dia, é mesmo esta. Ser um agente que está sempre contactável, que nos dá sempre feedback e que acompanha o cliente! E que no final não se esquece de responder. Pode ser por telefone, SMS, WhatsApp ou e-mail, podem até escolher outra forma porque hoje em dia não existe falta de opções, mas nunca deixem alguém sem resposta.
E se perceberem que já não têm essa capacidade, então colegas, está na hora de contratar um(a) assistente 😉
Concordam? Ou querem que eu "vá à fava"? 😜
Beijinhos


Comentários

Mensagens populares