Estás a descrever um imóvel ou a escrever um poema?

Deparo-me com isto várias vezes.
Em vez de ler a descrição de um imóvel, parece que estou a ler um poema ou uma declaração de amor.
Tal com a fotorreportagem profissional é essencial na promoção de um imóvel, assim é a sua descrição.
Palavras como: fantástica, amorosa, magnífico e maravilhoso são usadas em demasia e quase sempre com um sentido poético despropositado.
Descrever um imóvel é contar uma história real, mais ao estilo de jornalismo que propriamente de escrita criativa.
Foquem-se no essencial: tipo de imóvel, localização, materiais, proximidade de serviços, comércio. transportes, escolas e outras infra-estruturas relevantes e importantes no dia a dia de um novo proprietário. Claro que as características mais apelativas não devem ser esquecidas, mas, para dizer que o imóvel tem piscina não preciso fantasiar acerca da sua água límpida em tons de azul ou o amor numa noite de Verão.
Já li coisas como "no coração do Monte Estoril", referindo-se à sua localização. Senhoras e senhores, e se o imóvel se situar na Galiza, o que lhe devemos chamar?! Do you know what I mean? 😂😂😂
Elevador? Tem ou não? Arrecadação, garagem, varanda? Isto sim, é muito importante.
São detalhes que podem ser decisores na hora de escolher uma casa.
Senhores(as) Consultores(as), deixem-se de poesia, os clientes não procuram um "ninho de amor", procuram uma casa, ajustada às suas necessidades e a um preço dentro do seu orçamento. O que fazem com ela depois, não é da nossa conta! 😊
E no final, quando fecharem o negócio, não digam, por favor, que fizeram mais 2 famílias felizes.
É que por vezes mudamos de casa por causa de um divórcio ou até, infelizmente, por um falecimento.
Pensem nisto sim?
Se querem escrever poesia ou uma história de amor, escrevam um livro ou façam um blogue. Assim como eu, estão a ler? 😉
Beijinhos

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