Ocupado vs Produtivo





Ser ocupado não tem nada a ver com ser produtivo.
Falamos muito na gestão de tempo e na produtividade. Todos queremos ser produtivos, mas nem todos conseguimos. Para cumprirmos as nossas tarefas estamos horas a trabalhar e mesmo assim ficam sempre coisas por fazer. Já pararam para pensar se estão realmente a ser produtivos? Ou se estão só sempre ocupados?
A produtividade não está diretamente ligada à quantidade de horas que trabalhamos e sim como essas horas são aproveitadas para realizar as tarefas. Se és daquelas pessoas que nunca tem tempo para nada, estás sempre com uma tarefa em mãos, sem avaliar o grau de importância e urgência de cada uma delas e ainda assim chegas ao final do dia com a sensação de não ter feito nada, apesar de estares exausto, talvez estejas só muito ocupado.
Somos bombardeados o tempo todo pelo mundo exterior, podemos dispersar a nossa atenção com muita facilidade. Começamos as nossas tarefas de trabalho, mas não nos concentramos em terminá-las. Estamos preocupados em responder aos e-mails, mesmo não sendo esse o nosso principal trabalho, a toda a hora a ver o WhatsApp, a ler algo na internet e até quando perdemos horas e horas de reunião em reunião, intermináveis e sem foco, tudo isso prejudica a nossa produtividade. Acabamos por nos desviar das nossas prioridades e ficamos cada vez mais ocupados. Ser ocupado demais pode atrapalhar, e muito, a nossa produtividade.
Na minha opinião, as principais razões pelas quais nos desconcentramos e pelas quais não somos tão produtivos são: muitas reuniões, acumulação de tarefas (não saber delegar, ou não gostar), executar tarefas de terceiros, realização de tarefas triviais e de pouco valor, ler e-mails o dia todo e falta de organização.
Então, afinal o que é ser produtivo? Se apesar da agenda estar cheia, as tarefas principais são sempre realizadas, és produtivo.
Não é preciso fazer tudo, é preciso priorizar. Ter foco. Programar o teu tempo e dedicares-te a terminar uma tarefa de cada vez. Fazer muitas coisas ao mesmo não é sinónimo de ser produtivo.
Afinal produtividade é produzir mais em menos tempo, com menos custo e maior eficácia.
Por isso, toca a focar no negócio e a saber distinguir as tarefas de alta rentabilidade das outras, as que não interessam.
Dois bons exemplos, e que têm muito a ver com o tema, são o vídeo da Mónica Silva, que podem ver aqui e o artigo do Paulo de Vilhena que podem ler aqui.
Concordam ou discordam?
Beijinhos

Comentários

  1. Obrigada, Júlia. Parabéns por esta iniciativa. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, Mónica. Por leres e pelo feedback.
      De vez em quando sou capaz de "roubar" um vídeo!😉
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares